segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Governo inclui vacinas no calendário nacional


Pentavalente e injetável contra Poliomielite serão as novidades

O Governo Federal iniciou a mudança no calendário nacional de vacinação, onde foram inclusas duas novas vacinas, a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças diferentes, e também a injetável contra a Polimielite.
A pentavalente incluirá a imunização contra tétano, difteria, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Ela é a união da extinta tetravalente com a de hepatite-B, e assim evitará a necessidade de aplicar-se uma dose de vacina, que é aplicada por injeção.
A aplicação da pentavalente será dividida em três doses, a primeira aos dois meses de idade, a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses.
Outra novidade será a vacina contra a Polimielite, a popular paralisia infantil, doença que compromete o sistema motor da criança, podendo leva-la a morte, e será aplicada também de maneira injetável.
Em substituição à antiga vacina conhecida como Sabin, a nova chamada Salk, reduz a praticamente em zero as chances de contaminação da criança pelo vírus inativado presente na injeção.
Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, duas crianças apresentaram sintomas de contaminação pelo vírus da pólio após serem imunizadas no ano de 2.011.
O Ministério da Saúde ainda informou que, a nova vacina contra Poliomielite não substituirá a antiga, e será aplicada apenas em crianças que não iniciaram sua sequência de imunizações.
Elas obedecerão à seguinte sequencia: primeira e segunda doses, injetáveis, serão tomadas aos dois e quatro meses de nascimento, respectivamente. A terceira e a quarta dose, serão recebidas aos seis e quinze meses de idade, porém, serão aplicadas em gotas.
A campanha de vacinação de 2.012, pretende imunizar cerca de 95% das crianças brasileiras com até cinco anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário